Além das medalhas, a competição permitiu aos estudantes novas experiências culturais, esportiva e educativa. “Foi muito interessante representar o Brasil, conhecer e conviver com atletas de outros países e trocar um pouco da nossa cultura”, contou João, que está no 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, em Curitiba.
Essa foi a primeira competição internacional de José. Segundo o estudante do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Tatuquara, também na capital, a experiência serviu como amadurecimento para outras competições. “Foi muito importante, principalmente porque nunca tinha saído do Brasil e essa oportunidade serviu como preparação para competições futuras. Na hora não pensamos, mas quando chegamos lá e subimos no pódio, aí sim a ficha caiu e nós estávamos representando o Paraná e o Brasil”, disse o jovem.
Os paranaenses competiram na categoria até 55 quilos. Além do Brasil, a competição reuniu estudantes da Índia, França, Rússia, China e Emirados Árabes Unidos divididos em quatro categorias: judô, karatê, taekwondo e luta olímpica.
João e José também participaram de visitas ao Taj Mahal e do dia cultural, no qual os participantes apresentaram um pouco da cultura de cada país.
TREINOS E ESTUDO – João é faixa preta e pratica o esporte há 10 anos. José é faixa marrom e pratica judô há cinco anos. Os dois estudantes treinam juntos durante três horas por dia. Para conciliar a rotina de treinamento e competições com os estudos, os alunos contam com o apoio dos colegas e professores e também criaram um roteiro de estudos para não atrapalhar o rendimento escolar. “Quando temos competições, os colegas e professores nos ajudam a repor os conteúdos para não perdemos nada”, explicou José. “Estudamos em casa e também nos intervalos das competições e treinos, porque sabemos que os estudos são prioridade”, contou João.
CURRÍCULO DE RESPEITO – João e José colecionam participações, medalhas e troféus em competições, regionais, nacionais e internacionais. João já venceu o Campeonato Paranaense de judô sete vezes em diferentes categorias, além de um bicampeonato brasileiro (2012-2013) e do primeiro lugar no campeonato Pan-americanos sub 13, realizado no México, em 2012.
Além do segundo lugar no campeonato mundial, José já venceu nesse ano o Campeonato Brasileiro regional, realizado no Rio Grande do Sul. Em 2016, José foi venceu o Campeonato da Juventude e em 2015, ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, realizado em Cuiabá (MT).
FONTE:
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ